Vou casar. Por onde começo?

Um guia bem resumido e direto para quem vai casar e não sabe por onde começar. A versão em infográfico pode ser vista aqui.


As alianças
Procure um ourives ou uma loja bem recomendada. O modelo da aliança depende da personalidade do casal, mas aquele modelo clássico dos seus avós nunca sai da moda. Pense com carinho no tipo de aliança. Modelos muito chamativos podem sair de moda rapidamente. “Siga seu coração” e seu bolso!
 Liste suas prioridades e orçamento
Estabeleça uma lista de prioridades, em acordo, entre o casal e com quem vai patrocinar a festa. Comece listando tudo o que você deseja no seu casamento, depois organize em uma lista com itens essenciais, importantes e luxos. De acordo com o orçamento da festa vá cortando os itens dispensáveis e investindo em itens importantes ou essenciais.

 Faça a primeira lista de convidados
A primeira lista de convidados será bem maior do que a definitiva, mas é importante para ter ideia do número de pessoas que o local do casamento suportará. Não divulgue sua lista por aí, mas tenha sempre ajuda de pessoas da família e os amigos mais próximos. Nesse primeiro momento comece a selecionar os possíveis padrinhos.

 Escolha o local e data
Em grandes cidades conseguir local e data desejados é um sonho quase impossível. Por isso, tenha em mente que a data e local devem ser flexíveis. Estabeleça uma lista com pelo menos 5 opções de data, local e espaço para cerimônia religiosa. A partir daí você precisará de uma ajuda indispensável, mas antes:


Clique em "ler tudo"



 Pente fino na lista de convidados
Nesse momento pense se é realmente necessário convidar certas pessoas, busque informações sobre a disponibilidade de viajar daqueles que moram longe e converse com parente e amigos em comum para saber se haverá algum mal estar em não convidar algumas pessoas.
Agora sua lista está pronta e você já pode escalar os padrinhos. {veja mais sobre padrinhos em outro gráfico}


 Contrate um assessor

O assessor (popularmente chamado de cerimonialista) será o anjo da guarda dos noivos durante o planejamento do casamento. Existem 2 tipos de serviço do assessor,  o que chamam de "cerimonial total" e o parcial. A escolha do tipo de serviço se dará de acordo com o tempo, disposição e orçamento dos noivos. No cerimonial total é o assessor faz um acompanhamento completo da organização do casamento, cuidando de todos os detalhes. Já o serviço parcial ocorre em colaboração dos noivos, que ficam responsáveis pelo contato e escolha de produtos e serviços, estando o cerimonialista responsável pelo momento da cerimônia e festa. Independente do tipo de cerimonial, é importante que os noivos tenham referências positivas do cerimonialista e estejam sempre em contato com ele! {veja mais em outro gráfico}.

 Criando a identidade visual do casamento
A identidade visual do casamento é a cara que os noivos querem dar à festa e/ou cerimônia. Ela deve começar com a busca de um tema, algo que deve ter a ver com a história do casal e com o estilo deles. A partir daí as cores e os estilos vão sendo estabelecidos naturalmente. A identidade visual de um casamento é demonstrada primeiro no convite, pois é ele quem vai dar ao convidado uma ideia de como será a festa. O importante é que haja harmonia! Por exemplo, uma decoração clássica pede um bolo tradicional e um estilo rústico de casamento pede arranjos de mesa mais naturais. Fique de olho nas tendências. Aliás, essa é a hora de “pescar” ideias de amigas. Nessa hora sites especializados e redes sociais podem te orientar sobre tendências.

 Faça pesquisa de fornecedores
Independente do tipo de assessoria que você contratar é importante que ficar de olho nos fornecedores para deixar o casamento com a sua cara. Os produtos devem obedecer a identidade visual desejada pelos noivos. Não se deixe levar por produtos da moda. Muitos desses produtos se tornam supérfluos depois de poucos meses, e às vezes até cafonas. Se os noivos planejam colocar a mão na massa, essa é a data limite.



 Hora do Chá
Convitinho lindinho para Chá que ensinamos a fazer aqui.
Os chás (de panela, de casa nova, bar, de ferramentas...) são uma excelente oportunidade de anunciar a data do casamento e deixar os convidados cientes da data e estilo de festa. Acontece cerca de 2 ou 3 meses antes do casamento. É também um momento bacana para ganhar presentes que nem sempre os convidados escolhem comprar na lista de casamento, por serem muito baratos ou simples. Por ser um evento menor pode não ser essencial a participação de um cerimonialista, peça ajuda aos amigos e à família. O chá não precisa ser um mini casamento, mas o interessante é que você estabeleça uma relação  entre esses dois momentos. Fazer um mega chá e um casamento simples, por exemplo, não combina. Ah, nunca convide pessoas para seu chá que você não irá convidar para o casamento, além de deselegante pode magoar o convidado. {leia mais sobre chás em outro gráfico}.


 Hora de convidar!
Chegou a hora de distribuir os convites! O mais elegante é fazer visitas e entregar pessoalmente ao convidado. Mas como nem todo mundo tem tempo disponível, reuniões com grupos de amigos e parentes é um momento excelente para entregar os convites “em lote” e aproveitar para tirar aquelas dúvidas típicas de trajes, endereços e confirmação. Alerte seus convidados para não deixar que “penetras” se sintam desconfortáveis. E quem melhor para ficar responsável pelos convites do que a Fábrica Visual? Nos procure com antecedência! :* comercial@fabricavisual.com.br

 Casamento civil
O casamento civil deve ser marcado com pelo menos 30 dias antes da data desejada e precisa que os noivos e as 2 testemunhas estejam com os documentos em dia! É uma celebração curta e sem necessidade de muito planejamento. Mas é um momento muito bonito, pois os cartórios não comportam muitas pessoas e somente são convidados aqueles que são especiais para o casal. Pesquise indicações de juízes e cartórios. Alguns casais preferem realizar o casamento civil na véspera da cerimônia religiosa ou festa, mas não há regras. Uma dica é escolher uma data especial, como aniversário de namoro, com menos de 4 meses antes da cerimônia. Se a união civil for no mesmo local da festa, prepare o bolso: juízes cobram bem e não aceitam atrasos!

 Plano b, c, d, e...
Faça uma revisão de tudo que foi feito e o que falta para o casamento. Nessas horas os noivos verão que o cerimonialista é realmente um anjo. Com a ajuda dele, os fornecedores poderão ser cobrados e até substituídos se for preciso. Esse é o momento de revisar o orçamento e avaliar se os luxos podem ser adicionados ou esquecido ou se vale a pena investir mais em nos itens essenciais.


 RELAXAR E PRECISO!
Quanto mais próximo ao casamento mais problemas vão surgindo. Essa é quase uma lei universal! Pessoas vão ligar para informar que não estarão no casamento, quilos aparecerão subitamente e comentários como “não vejo a hora de ir para o casamento do século” aparecerão na sua timeline. Portanto, é a hora de relaxar e aceitar que imprevistos acontecem e que a ansiedade é somente sua.
Aproveite o tempo com os amigos e com o amor. Ria, fale bobagem e não esqueça que o casamento vai ser uma entre grandes alegrias que virão.
 FAÇA O QUE VOCÊ QUISER!
As pessoas têm formas diferentes de relaxar. Para alguns, estar retraído ou recluso é uma tortura, para outros relaxar significa silêncio total. Seja como for, converse com as pessoas que estarão próximos ao casal antes da cerimônia e informe como deverá ser o momento perfeito para relaxar. Faça o que quiser e fique confortável. Se estar afastado d@ noiv@ antes da cerimônia for uma situação apreensiva, para quê ficar ansioso? Fique com seu amor e deixe pra lá essa tradição. Independente de como serão os momentos antes do casamento, evite comer frituras, doces pesados. Invista em uma alimentação leve e se mantenha hidratado! 

 MUITA HORA NESSA CALMA! :P
Esses prazos são apenas sugestões! Muitos casais têm noivados curtos, outros precisam de mais tempo para fazer um pé de meia. Fique atento apenas à ordem das coisas para evitar romper contratos ou ter grandes frustrações. Repita o mantra: "Vai dar tudo certooooooo", que vai dá!





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